Apae Cuiabá
Saiba como ajudar

Serviços Saúde

  • Tem por objetivo a assistência e o cuidado ao ser humano. Trabalha na promoção, prevenção, manutenção e reestabelecimento da saúde. 
    Atua em conjunto com outros profissionais não somente os cuidados individuais, mas também o contexto familiar e social.
    - Estimulação Precoce
    - Fisioterapia
    - Fonoaudiologia
    - Psicologia
     

  • A estimulação precoce é uma ciência baseada principalmente nas neurociências, na pedagogia e nas psicologias cognitivas e evolutivas, é implementada através de programas construídos coma finalidade de favorecer o desenvolvimento integral da criança. A estimulação precoce da APAE – Cuiabá atende crianças na faixa etária de zero a três anos e 11 meses com problemas evolutivos decorrentes de fatores genéticos, orgânicos e ou ambientais. Tais como:
    -Crianças consideradas de riscos;
    -Crianças com deficiência intelectual e outras associadas a estas;
    -Crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor;
     O trabalho também visa orientar os familiares em como realizar essa estimulação de forma eficaz. 
     

  • Fisioterapia pode ser definida como uma ciência aplicada ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamento de disfunções cinéticas funcionais de órgãos e sistemas. No trabalho fisioterapêutico visa estimular o desenvolvimento motor evitando o surgimento de sequelas adicionais ou minimizando o efeito de deficiências ou defasagens já existentes através de técnicas especificas, fortalecendo a musculatura corporal, evitando contraturas, adquirindo equilíbrio, coordenação ampla e fina, viabilizando habilidades físicas e emocionais para adquirir padrões do desenvolvimento motor normal.
     

  • Fonoaudiologia é a ciência que estuda a Comunicação Humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, ao seu aperfeiçoamento e as suas alterações em relação ao trabalho fonoaudiológico, as atividades estão relacionadas a estimulação da linguagem expressiva e compreensiva, estimulação da motricidade orofacial e auditiva, adequação das funções neurovegetativas. A metodologia utilizada se dá de forma lúdica, por meio do canto de músicas simples, fotos e figuras, pinturas e colagens entre outros, objetivando proporcionar o desenvolvimento cognitivo e social da criança com deficiência intelectual e múltiplas. 
     

  • Psicologia na área específica da saúde colabora para a compreensão dos processos intra e interpessoais, utilizando enfoque preventivo ou curativo, isoladamente ou em equipe multiprofissional. Realiza acompanhamento psicológico, e intervenção psicoterápica individual ou em grupo, através de diferentes abordagens teóricas. 
     

Desenvolvimento WEBCOMTEXTO